|
Post by Admin on Feb 21, 2015 20:43:34 GMT
Aqui é o espaço para discussão do tema SIGNIFICAÇÃO.
|
|
edson
New Member
|
Post by edson on Feb 23, 2015 22:59:41 GMT
No link abaixo, sugiro dar uma olhada no trecho entre as páginas 78 e 83 (seção 4.4)
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf
Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio
UMA PESSOA DEVE FICAR RESPONSÁVEL POR LER E POSTAR UM RESUMO AQUI (um párágrafo, 400 a 500 palavras)
|
|
edson
New Member
|
Post by edson on Feb 23, 2015 23:07:33 GMT
O artigo (ver link) estuda problemas relativos ao processo de significação em um CONTEXTO bem interessante: a relação professor-aluno. www.scielo.br/pdf/epsic/v13n1/05.pdfEstudos de Psicologia 2008, 13(1), 39-48 Maria Carmen Villela Rosa Tacca, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, é professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Endereço para correspondência: SQS 311, Bloco H, Ap. 604; Brasília, DF; CEP: 70364-080. Tel./Fax: (61) 3346-0927, 9817-4817. E-mail: mctacca@yahoo.com.br Ângela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco, doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo, é professora adjunta no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. E-mail: ambranco@terra.com.br DUAS PESSOAS DEVEM FICAR RESPONSÁVEIS POR LER E POSTAR UM RESUMO AQUI (um párágrafo por seção de texto, total entre 1200 e 1500 palavras)
|
|
|
Post by Leonardo on Feb 26, 2015 3:29:01 GMT
Aqui é o espaço para discussão do tema SIGNIFICAÇÃO. Baixei os textos, ler agora.
|
|
|
Post by Eliana on Feb 26, 2015 3:48:14 GMT
Leonardo, só consegui baixar o 2º texto.O 1º não está dando certo pelo menos no meu.
|
|
|
Post by Leonardo on Feb 26, 2015 3:52:18 GMT
Eu também só consegui baixar um.
|
|
|
Post by Nyralvanya on Feb 26, 2015 11:00:09 GMT
E eu só consegui baixar o 1º . Copiei o link que Edson mandou e joguei no google . O segundo deu Falha !
|
|
|
Post by Nyralvanya on Feb 26, 2015 15:52:03 GMT
Edson , nos reunimos e chegamos em um consenso : formamos duplas para edição dos Resumos, Ana Luzia e Eu ;Leonado e Eliana ; Bia e Lucas; Iolanda e Cristiane. Nessa semana , começaremos com o primeiro texto (Ana Luzia e Eu ) e o segundo texto ( Iolanda e Cristiane) . Pode ser ?
|
|
ana
New Member
|
Post by ana on Feb 26, 2015 16:16:45 GMT
Já dei início a leitura do primeiro texto.
|
|
|
Post by Nyralvanya on Feb 26, 2015 16:30:50 GMT
Sobre a primeira leitura : texto super didático , fala da aproximação que devemos proporcionar entre o conteúdo e o aluno, envolvendo , sempre que possível , conhecimentos científicos com os conhecimentos de mundo . Além de tornar a aula mais atrativa ainda auxilia na aquisição do conteúdo , e posteriormente facilita a concretização da aprendizagem por meio de páticas sociais .
|
|
|
Post by beatriz12 on Feb 26, 2015 16:42:04 GMT
Já iniciei a leitura dos textos.
|
|
|
Post by Nyralvanya on Feb 26, 2015 17:50:26 GMT
Sobre o segundo texto : Gostei mais que o primeiro ! (rsrs) . Fala sobretudo das interações entre professor e aluno. O início foi a parte que achei mais interessante, quando ela comenta sobre a questão econômica, e salienta que o fracasso escolar está mais presente nas escolas públicas , que em geral possuem usuários de baixa renda, mas não podemos considerar e generalizar esse problema como algo pertencentes somente ao público menos favorecido , porque assim estaríamos condicionando toda a classe. Percebi que os dois textos dialogam com a contextualização, frisam bem que a aproximação do conteúdo abordado com experiências sócio- culturais produzem resultados satisfatórios.
|
|
|
Post by iolandamariano on Feb 26, 2015 17:52:21 GMT
Já conclui a leitura do segundo texto "Processo de significação na relação professor-alunos :uma perspectiva sociocultural construtivista.Eu e Cristiane estamos produzindo o resumo.
|
|
|
Post by iolandamariano on Feb 26, 2015 17:55:32 GMT
O texto aborda fatores e circunstâncias que levam ao fracasso escolar com base em pesquisas realizadas em séries iniciais, focando na interação professor-aluno e o meio social.
|
|
|
Post by iolandamariano on Feb 26, 2015 18:01:23 GMT
A partir da leitura percebemos que a significação está relacionada a forma como os alunos aderem o conhecimento repassado pelo professor, tendo em vista que os alunos nem sempre recebem as informações da forma que o professor deseja.
|
|